Enriquecimento Ambiental para Gatos

O aumento do número de gatos como animais de companhia é um fenômeno mundial. Também, quem consegue resistir ao encanto desses bichanos? Mas antes de levar um para sua casa, é importante compreender as necessidades básicas desses animais, afim de proporcionar um melhor bem-estar para eles e um melhor convívio conosco. Para isso se faz necessário o enriquecimento ambiental!! Mas o que é isso? Entenda o que é nesse artigo.
em 24 Julho 2018
Início > Blog > Enriquecimento Ambiental para Gatos

O aumento do número de gatos como animais de companhia é um fenômeno mundial. Também, quem consegue resistir ao encanto desses bichanos? Mas antes de levar um para sua casa, é importante compreender as necessidades básicas desses animais, afim de proporcionar um melhor bem-estar para eles e um melhor convívio conosco. Para isso se faz necessário o enriquecimento ambiental!! Mas o que é isso?

O enriquecimento ambiental exige dedicação e consiste na adição de um ou mais elementos a um ambiente relativamente pobre, de forma a melhorar o bem-estar físico e psicológico dos animais que ali habitam, diminuindo assim as chances de doenças.
Como ideias de enriquecimento ambiental, podemos:
- Adicionar carne no seu dia a dia, por serem animais carnívoros. As carnes devem ser cozidas e sem tempero, carnes cruas podem ocasionar doenças para o seu bichano. Carnes congeladas em dias de calor também são bem-vindas!
- Pode-se utilizar as rações úmidas, às vezes, pois elas são bastante palatáveis e eles amam.
- Colocar os comedouros em locais altos, alguns gatos aumentam a ingestão de comida pelo simples fato de serem colocadas no alto.
- Esconder o alimento para o animal mimetizar a caça e aguçar os seus sentidos. 
- Colocar fonte de água corrente para os gatos, para a mesma estar sempre fresca. Estudos comprovam que com água corrente, há um aumento na ingestão de água. Além disso, a instalação de prateleiras ao longo da casa permite que o gato se exercite e que se sinta mais seguro.
- Ter arranhadores, eles irão amar!!! A adição de arranhadores possibilita que o animal mantenha as unhas aparadas e marque território (comportamentos esses observados na natureza), evitando que os móveis da casa sejam utilizados para esse fim. 
- A utilização de caixas também é interessante, auxiliando na diversificação do espaço e oferecendo um local para o animal brincar, descansar e se esconder.

Sempre permita que seu gato finalize a brincadeira deixando-o pegar com as patas ou com a boca o brinquedo. Dessa maneira ele entende que conseguiu “caçar” sua presa.

O enriquecimento ambiental de felinos resulta em redução de estresse, melhoria do bem-estar, do estado físico e na interação com os outros indivíduos da casa. Que tal tentar aí na sua casa também?

Artigos Relacionados

  • O aumento do número de gatos como animais de companhia é um fenômeno mundial. Também, quem consegue resistir ao encanto desses bichanos? Mas antes de levar um para sua casa, é importante compreender as necessidades básicas desses animais, afim de proporcionar um melhor bem-estar para eles e um melhor convívio conosco. Para isso se faz necessário o enriquecimento ambiental!! Mas o que é isso? Entenda o que é nesse artigo.